Equipe do Lantec
COORDENAÇÃO
UM BREVE HISTÓRICO
É de longa data a ideia de criação, no Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), de uma unidade que possibilitasse a utilização de recursos tecnológicos pelo corpo docente da UFSC em ações de Educação a Distância (EaD).
Em 5 de abril de 1994, quando praticamente inexistia o ensino a distância tal qual o temos hoje, o então reitor desta Universidade, professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz, encaminha ao MEC, por meio de ofício, o projeto “Implantação da Oficina de Multimídia da UFSC”, solicitando, para isso, a alocação de recursos para a compra de equipamentos que possibilitariam o início do projeto.
A Oficina de Multimídia da UFSC – embrião do agora Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec) – concretizou-se em 1995, sob o nome Oficina Pedagógica de Multimídia, vinculada ao CED. Esta Oficina elaborou, também em 1995, o Projeto de Implantação do Laboratório de Ensino do CED, que vigeria a partir do segundo semestre daquele ano. A Oficina Pedagógica de Multimídia foi criada “para prover o CED de uma infraestrutura básica que possibilitasse atividades de educação a distância e de uso de recursos multimídia para a melhoria do ensino”. Seria ela o proto-Lantec.
Entre os objetivos do Laboratório, estava o de, por meio da utilização de novas tecnologias na educação, “contribuir para a melhoria e atualização da formação pedagógica das licenciaturas. Uma das estratégias para se alcançar tal objetivo é a elaboração, realização e testagem de materiais pedagógicos como parte daquela formação. […] trata-se de uma pesquisa voltada para as metodologias de ensino, com o objetivo de contribuir para a realização de materiais pedagógicos de qualidade, com novas tecnologias, tanto para o ensino presencial quanto para o ensino a distância, e sempre com ênfase na formação de professores”.
Depois de serem amplamente discutidas as suas ideias e debatidos e testados os seus objetivos na Oficina de Multimídia e no Laboratório de Ensino do CED, e após a consecução de um local apropriado para seu funcionamento, em 1996 passa a viger o – agora com seu nome definitivo – Laboratório de Novas Tecnologias (Lantec).
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COORDENAÇÕES
Em seu primeiro regimento, em 2010, assim estava descrita a estrutura organizacional do Lantec:
I – Coordenação Geral;
II – Conselho Consultivo;
III – Administração.
- Núcleo de Formação;
- Núcleo de Produção de Materiais;
- Núcleo de Pesquisa e Avaliação.
O Lantec possui, hoje, um regimento implantado em 2018, que assim estrutura sua Coordenação:
I – Coordenação Geral.
II – Núcleo de Formação.
III – Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais.
IV – Núcleo de Avaliação.
Art.10 – A Coordenação Geral é composta por um Coordenador Geral, um Vice-Coordenador e a secretaria administrativa.
Art. 11 – Os Núcleos de formação e de avaliação terão um coordenador cada. O Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais terá um coordenador de Vídeo e um coordenador de Materiais Impressos e Multimídia.
Parágrafo único – A coordenação do LANTEC é de responsabilidade de um Comitê Gestor que responde pelo planejamento e pelo conjunto de ações e práticas a serem adotadas.
É composto por: I – Coordenador Geral e Vice-Coordenador ; II – Coordenadores dos Núcleos
Art.12 – Vinculadas aos três Núcleos, situam-se as seguintes supervisões:
I – Supervisão de Design Educacional.
II – Supervisão de Design Gráfico e Hipermídia.
III – Supervisão de Audiovisual e Videoconferência.
IV – Supervisão de Ambiente Virtual.
V – Supervisão de Formação.
Parágrafo único – As supervisões são criadas de acordo com as necessidades e demandas do LANTEC, podendo variar em conformidade com o fluxo de trabalho e a sazonalidade dos projetos.
A Coordenação do LANTEC se constitui por uma gestão colegiada, colaborativa, aliada à concepção de formação como um processo de ação e de reflexão na perspectiva da pesquisa e do desenvolvimento por meio das seguintes dimensões: coordenação geral, de formação, de criação e desenvolvimento de materiais didáticos e de avaliação.
COORDENAÇÃO COLEGIADA (2023-)
Coordenação Geral
Marcelo Gules Borges, Professor MEN/CED
Elizandro Maurício Brick, Professor MEN/CED
Revisor
Claudio Borrelli, TAE/CED
Técnico em Assuntos Educacionais
Airton Costa, TAE/CED
COORDENAÇÃO COLEGIADA (2021-2022)
Coordenação Geral
Marcelo Gules Borges, Professor MEN/CED
Núcleo de Formação
Elizandro Maurício Brick, Professor MEN/CED
Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais
William M. de Jesus, Técnico em Assuntos Educacionais/CED
Núcleo de Pesquisa e Avaliação
Cristiane Dall’ Cortivov Lebler, Professora MEN/CED
Revisor
Claudio Borrelli, Técnico em Assuntos Educacionais/CED
Técnico em Assuntos Educacionais
Ana Paula dos Santos
Airton Costa