Criação

NÚCLEO DE CRIAÇÃO

O Lantec atua a partir da perspectiva de que os materiais didáticos precisam manter uma coerência interna com os princípios pedagógicos adotados e com as mídias definidas para os cursos, privilegiando a interação com os alunos. Produzir materiais didáticos para educação a distância é um ato de criação constante, no qual a criatividade e a crítica figuram como elementos estruturantes do processo. Composto por uma equipe multidisciplinar, o Núcleo de Criação e Desenvolvimento de Materiais Didáticos tem como principal objetivo auxiliar os professores dos cursos parceiros na criação de materiais didáticos e atividades que melhor se adaptem ao conteúdo por eles trabalhado. Para isso, utiliza os mais diversos recursos, como materiais impressos, vídeos e animações.

 AUDIOVISUAL

O Lantec Vídeo atua na produção de vídeoaulas, img_devideoconferências e vídeos educacionais para os cursos de licenciatura na modalidade a distância, sempre com a participação e o respaldo dos designers instrucionais e dos professores envolvidos.Oferece, ainda, suporte teórico e técnico à comunidade acadêmica, no registro e edição de eventos e materiais para uso em sala de aula. É composto por um Estúdio equipado para gravação de vídeos e veiculação de videoconferências.

 DESIGN EDUCACIONAL

Equipe que atua no desenho pedagógico e planejamento img_dede materiais didáticos (materiais impressos, hipermídias, vídeos e ambiente virtual) para os cursos de licenciatura, extensão, formação continuada e especialização. Os designers instrucionais são estagiários com formação na área específica do curso que atuam.

 DESIGN GRÁFICO & HIPERMÍDIA

Parte do Núcleo de Criação de Desenvolvimento img_dgde Materiais, a equipe de Design Gráfico e Hipermídia atua na criação de materiais didáticos impressos e virtuais para os cursos parceiros do Lantec. O objetivo da equipe é dar forma aos conteúdos dos cursos, conciliando a finalidade pedagógica às mídias utilizadas. Dentre os materiais desenvolvidos estão livros didáticos, guias, hipermídias, animações, layouts para ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA), além de diferentes materiais gráficos para o Lantec. Os membros da equipe são em sua maioria graduandos do curso de Design, com diferentes especialidades como diagramação, design gráfico, webdesign, animação e ilustração.

 TECNOLOGIAS DIGITAIS

Os designers de hipermídia trabalham na criação e img_tddesenvolvimento de objetos de aprendizagem, animações e simulações dos cursos de licenciatura, preocupando-se com os aspectos técnicos e pedagógicos. Dentro das especificidades de cada curso, buscam refletir sobre o impacto pedagógico produzido pelas mídias, vislumbrando as possibilidades e potencialidades de utilização nas disciplinas. Em parceria com a equipe de Design Gráfico e de Animação, trabalham no planejamento e execução dos projetos previamente planejados.